Visitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entre a concorrência e a ‘facilidade’, Danilo se decide pelo meio-campo

Danilo Seleção Sub-20 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF) Danilo se apresentou aos colombianos em sua primeira entrevista coletiva como “meio Maicon e meio Gilberto Silva”. Não é de hoje que a dúvida sobre a lateral-direita ou o meio-campo o persegue. Pelo Santos, sagrou-se campeão paulista e da Taça Libertadores jogando nas duas – inclusive foi dele o segundo e belo gol na decisão contra o Peñarol, aparecendo de surpresa pela direita e concluindo com a canhota.

Confira todos os confrontos do mata-mata do Mundial Sub-20

A polivalência é o grande diferencial de Danilo, vendido recentemente ao Porto por € 13 milhões (cerca de R$ 29 milhões) – foi a segunda maior transação da história do clube português, abaixo apenas de Hulk (R$ 42,5 milhões). Na Seleção Brasileira sub-20, que disputará as oitavas de final do Mundial da Colômbia, ele já teve a experiência de também atuar nas duas posições. Apesar de convocado como lateral, não esconde a preferência por atuar no meio, onde jogará contra a Arábia Saudita, nesta quarta-feira, independente de qualquer concorrência ou situação.

– Já deixei isso claro, mas o Ney Franco pediu a minha colaboração, até porque tem muita cobra no meio (risos). Fico muito feliz por ele optar pelo meio, é onde eu quero jogar e construir minha carreira. Na lateral da Seleção tem Maicon e Daniel Alves, quer maior concorrência do que isso? Prefiro dar continuidade no meio, acho que tenho tudo para evoluir ainda mais e confio no meu potencial. Posso fazer um suporte, vindo um pouco mais de trás, até porque tenho como principal característica a força física – disse Danilo, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Santos sem o seu curinga? Sorte de Ney Franco...

Quando o Mundial acabar, Danilo voltará ao Peixe, onde ficará até a disputa do outro Mundial, o de Clubes, no Japão. Depois, Porto. Ao longo do primeiro semestre, ele se transformou em um jogador tão importante que o Santos praticamente exigiu na negociação a manutenção de seu “curinga”. Com a venda de Jonathan para o Inter de Milão, no entanto, e as chegadas de Henrique e Ibson, ele sabe que não será fácil convencer Muricy Ramalho a ir para sua área predileta. Até por estar fazendo falta ao setor defensivo....
Se fizer o meu trabalho quietinho, sem barulho, a oportunidade vai aparecer e eu não vou sair mais"
Danilo
Com a venda de Jonathan para o Inter de Milão, no entanto, e as chegadas de Henrique e Ibson, ele sabe que não será fácil convencer Muricy Ramalho. Até por estar fazendo falta ao setor defensivo.

– Não só eu como o Adriano que também ficou fora. Era todo um esquema seguro na Libertadores que foi desmontado de uma hora para outra. Qualquer equipe iria sentir isso. Fico feliz de ver que minha ausência está sendo sentida, isso mostra que eu fui importante em algum momento. Mas também o Santos já voltou a vencer, a se acertar, e eu estou sempre torcendo daqui. Sei que será complicado voltar no meio porque tem muito jogador de alto nível. Mas, quando eu cheguei na Vila, também tinha e arrumei o meu espaço. Acho que se fizer o meu trabalho quietinho, sem barulho, a oportunidade vai aparecer e não vou sair mais – afirmou.
Danilo Brasil x Panamá Sub-20 (Foto: EFE)Danilo na marcação: estilo Gilberto Silva (Foto: EFE)


Ney Franco sabe muito bem disso. E não à toa viu a necessidade de deslocar Danilo à sua posição de origem para reforçar a marcação brasileira, ainda um ponto a ser corrigido durante a competição. Na teoria, a entrada de Galhardo no lugar de Willian dá mais consistência defensiva e libera Casemiro, Oscar e Philippe Coutinho para se juntarem a Henrique com maior frequência no ataque. Tudo isso graças ao santista.

– Uma coisa é certa. Nas duas posições hoje em dia esse tipo de jogador como ele está valendo muito para o mercado. Além da qualidade técnica, tem essa condição de jogar tanto no meio como na lateral. A valorização dele está em cima disso, dessa sua qualidade técnica e na condição de ser utilizado em dois lugares importantes. Não sei se o meio é mais concorrido, pois dá a ele a possibilidade de jogar como segundo, terceiro e até primeiro homem. Na lateral é só por ali. Independente por onde ele atuar, é candidatíssimo a ser titular e com um potencial enorme para ser trabalhado na Seleção principal também – elogiou Ney Franco.
#NovelaNaMadruga e #MomentoSaudade

Enquanto lida com as responsabilidades e deveres mútuos dentro de campo, Danilo tenta cada vez mais estar ligado à família e em tudo que o faça lembrar de casa. Através da Globo Internacional, acompanha praticamente todas as novelas no hotel onde está concentrado com o Brasil e costuma colocar no Twitter a hashtag #novelanamadruga, já que a TV exibe reprises durante a noite. “Só não vejo Cordel Encantado”, diz. Ele também usa a expressão #momentosaudade quando bate um aperto no coração e se vê longe do pai José Luiz “Baiano”, da mãe Zezé e dos irmãos Dener, Denílson e Douglas. Todos de Bicas, pequena cidade de Minas Gerais.
– O meu pai é um xerifão, sempre correu atrás, se desdobrou por mim. Aquele jogador que nunca pensou em parar está mentindo. Todo mundo tem alguma dificuldade, algum momento que fala “não quero mais isso, quero voltar para a minha família”. Mas a partir de quando você está jogando, faz um gol bonito, isso compensa tudo. Hoje o meu pai está feliz, pois eu com 20 anos já conquistei alguns títulos e alcancei uma visibilidade grande e importância num clube como o Santos. Também fico feliz pelo reconhecimento do Porto, um investimento tão alto que eu terei que corresponder – contou Danilo, que mora na cidade litorânea sozinho, apesar de ver a família e a namorada Clarice com frequência.
Para sua torcida e de todos da família, porém, será melhor se Danilo só volte a revê-los após o dia 20 de agosto. E de preferência com o título mundial, mais um em sua curta e para lá de promissora carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário